Blog

Minuto Regulatório #4


Veja as últimas notícias e informações relevantes acerca do Mercado de Saúde Suplementar

data da publicação 11/12/2025, na categoria Regulatório - ANS

Publicação de Fábio Cabral

Cenário Regulatória e Financeiro da Saúde Suplementar Aponta para um 2026 de Maior Estabilidade e Oportunidades

A ANS avança em sua agenda regulatória com a abertura da Consulta Pública nº 165, dedicada à atualização das regras de transferência de carteiras entre operadoras. A proposta moderniza um processo sensível para expansão e reorganização societária e abre espaço para que o setor contribua ativamente com ajustes que podem trazer mais segurança operacional e previsibilidade, em um momento de crescente movimento de incorporações e redesenho de carteiras. A participação permanece aberta até janeiro, exclusivamente pelo sistema oficial da Agência.

O Painel de Reajustes revelou desaceleração nos aumentos dos planos coletivos em 2025, um indicativo de acomodação dos custos assistenciais após anos de forte pressão inflacionária. Esse comportamento reforça uma tendência positiva para a sustentabilidade dos contratos, especialmente em um mercado cada vez mais pulverizado e competitivo. No segmento odontológico, a estabilidade nos percentuais reforça um ambiente de maior previsibilidade, favorecendo planejamento de longo prazo pelas operadoras.

Em paralelo, a Consulta Pública nº 166 coloca em debate três tecnologias de alta complexidade para possível inclusão ao Rol. Embora a recomendação preliminar tenha sido desfavorável, o processo reforça a transparência da ANS e cria um ambiente mais claro para avaliação de impacto econômico pelas operadoras, permitindo que o setor antecipe riscos, organize sua estratégia e contribua tecnicamente de forma estruturada. A reformulação dos formulários também torna o processo mais objetivo e acessível, ampliando a participação qualificada.

O novo Painel Econômico-Financeiro confirma um ciclo positivo para o setor em 2025, marcado pelo maior lucro nominal desde 2018 e pela menor sinistralidade desde 2021. A melhora operacional e a força do resultado financeiro demonstram resiliência, enquanto a ampla maioria das operadoras encerra o período no azul. Apesar de pontos de atenção em parte do mercado, o panorama geral aponta para maior equilíbrio, capacidade de investimento e perspectivas otimistas para 2026 no segmento de saúde suplementar.

cadastre-se e receba nosso boletim de notícias

Você não receberá Spam ou qualquer material em desacordo com as finalidades desse site. Você pode revogar seu consentimento a qualquer tempo.